Translate

14 de dez. de 2015

O Curioso Caso de Benjamin Button e outros Contos da Era do Jazz


O conto, que poderia muito bem render um belo romance, é de autoria de F. Scott Fitzgerald, foi lançado originalmente em uma coletânea de contos, organizada pelo próprio autor, sob o maravilho titulo de Seis contos da Era do Jazz.

Um livro com uma linda capa azul, que com esse titulo me chamou a atenção em uma dessas feiras itinerantes. Comprei sem saber bem o que estava comprando, julgando o livro inteiramente pela capa, foi só chegando em casa, com mais calma é que compreendi o maravilhoso negocio que havia feito.

O conto que deu origem ao longo filme, possui cerca de 30 páginas, e narra uma história mais cômica e menos romântica  que a do filme. Benjamin  não nasceu apenas velho no que diz respeito a sua aparência, mas nasceu com um alma de um ancião septuagenário, uma longa barba e um humor tipico da terceira idade.

Esse"bebe" nascido em uma família com certa posição social, é tudo menos um tipico bebe burgues. Os pais, mesmo atentos a suas "necessidades especiais" tendem a trata-lo como se fosse uma criança normal, muitas vezes o obrigando a realizar feitos ridículos e enfadonhos, o maior conforto do "bebê" é encontrado ao lado do avô, que se revelou um sensato companheiro de conversa.

O tempo passa e a vida de Butten segue o processo inverso a de qualquer homem normal, ele realiza feitos incríveis nos anos em que a sua idade real e sua idade cronológica se encontram, e depois volta ao processo de escandalização e pré julgamento sofridos nas primeiras idades de sua vida. Muitas vezes tratado como se sua condição fosse uma opção por ele realizada, recebendo julgamentos dos pais, da esposa e finalmente do filho, a vida de Buttun chega ao fim no quente colo da sua jovem Babá.

O mais interessante nisso é pensar em como somos obrigados agir da maneira como esperam , de acordo com nossa idade, sexo e condição social. Como essas taxações limitam o desenvolvimento de nossas personalidades e nos causa sofrimento.Como somos julgados por algo que está alem da nossa escolha, que é parte do que somo.

O livro como um todo é muito gostoso de se ler e tem outros contos tão maravilhosos como o O Curioso Caso de Benjamin Button. Os outros contos são :

  • O boa-Vida; 
  • As costas do camelo; 
  • Tarquínio de Cheapside; 
  • " Ó feiticeira ruiva"; O resíduo da felicidade. 
  • O conciliador; 
  • Sangue ardente, sangue frio; 
  • A soneca de Gretchen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário