Translate

18 de jan. de 2016

9 indicações para 2016 - livros marcantes para garantir o sucesso nas leituras.

Como eu adoro fazer indicações, e adoro ler listas de indicações, resolvi que ainda esse ano iria selecionar entre meus livros lidos alguns que merecessem um certo destaque. A lista ficou bem eclética, do jeitinho que minha estante costuma ser. Tem livro para todos os gostos, e  que é bem bacana para quem está querendo conhecer livros novos. Então vamos a minha singela lista de indicações :

1 - A insustentável leveza do ser - Milan Kundera 

Resolvi colocar logo de cara um livro do Kundera, por que estou numa onda de apresta-lo as pessoas já faz um tempo. Esse cara escreve como ninguém, e esse livro é considerado a sua obra prima. O livro ambientado em Praga, durante a invasão soviética e a primavera de Praga. Narra a história de três pessoas, um homem cheio de idéias que se vê obrigado a deixar o país para manter suas convicções, uma mulher independente com sérios problemas para lidar com relacionamentos amorosos e uma mulher frágil e apaixonada. A vida dessas três pessoas se cruzam, e cada uma revela sua personalidade, nos possibilitando acompanhar o crescimento emocional  de pessoas em um momento de uma grande crise política. O livro é daqueles que entra fácil para a lista dos melhores. 

2 - Fluam minhas lagrimas, disse o policial - Philip K. Dick 

Mestre da Ficção Cientifica, os livros de K. Dick são irresistíveis,  do tipo impossível de largar.  Um futuro maluco, personagens marcantes, e um final completamente surpreendente compões esse romance. O livro conta a saga de um famoso apresentador de tv que do dia para a noite foi completamente esquecido por todos os que conhecia ( sua mulher, seu agente, seus fãs), sem nenhuma identidade ele se torna um grande ninguém. Sobreviver sem identificação em um mundo onde cada detalhe da vida privada é controlado, onde uma pessoa sem identidade é um rebelde e um rebelde merece a morte, se mostra um verdadeiro desafio para um homem acostumado a todos os confortos oferecidos por uma sociedade extremamente tecnológica. Acho que de todos os futuros previstos para a humanidades os melhores e mais malucos estão nas  paginas dos livros de K. Dick. 

3 e 4 - Admirável mundo novo e 1984 - Aldus Huluxes e George Orwel 

As duas grandes distopias,escritas por um professor ( Huluxes ) e um aluno ( Orwel ) não devem ficar fora da meta de leitura ( e releitura ) de nenhum leitor apaixonado. Antes de Jogos Vorazes e Divergente lá estavam esses dois grandes clássicos para nos dizer que futuro sombrio nos aguardava. 

Admirável mundo novo nos fala do futuro dos povos capitalistas, desenvolvendo um futuro onde o consumismo e o desapego emocional atigram níveis máximos, onde as pessoas são geradas em laboratório, em que cada um nasce com um propósito claramente determinado, do qual não pode fugir. No meio dessa civilização controlada, existe uma reserva e nela vivem os últimos exemplares de homens bárbaros, lá onde doenças, amor e gravidez ainda são a realidade, vive um elo perdido entre o que somos e o que nos tornamos.

Já 1984 apresenta o futuro dos povos comunistas, com a manipulação da história, o controle absoluto do estado sobre a vida privada, narrando o medo gerado por uma sociedade onde os filhos e os vizinhos estão sempre prontos a denunciar qualquer deslize, onde a vida cotidiana é observada por câmeras que nunca desligam. No meio desse contexto aterrorizante, Orwel fala do amor impossível, do amor de um homem pela revolução e principalmente do amor que todos nós temos a nossa liberdade e da incapacidade do homem de se unir por uma causa maior. 

Esses dois livros vão estar em quase todas as listas de indicações com as quais você topar, e existe um simples motivo : eles são realmente incríveis !!

5 Misery - louca obsessão ( ou Angustia ) - Stephen King 

Um escritor cai nas garras da sua maior e mais psitacótica fã. Paul escreveu uma série romances medievais (do tipo harlequin) chamado Misery, livro que ele odeia com todo o coração. Ele vibra ao finalizar o ultimo livro da série e agora se vê livre para escrever algo realmente importante. Em uma viagem de comemoração ao final do que ele imagina ser sua maior obra prima ele sofre um acidente e é salvo por Anne uma ex-enfermeira instável com um passado sombrio e apaixonada pelos romances de Misery. As coisas desandam quando Anne descobre o destino que foi reservado a sua heroína. Ela então passa a torturar Paul para que ele escreva um novo final, um final só para ela. Anne é a personagem mais maluca e mais doentia que já li, e olha que eu tenho uma vasta lista de leituras com personagens malucos. A cabeça da mulher é tão perturbada e instavel que o livro se torna totalmente imprevisível. Por se tratar um livro relativamente curto ( se comparado a Sob a redoma e It, a coisa por exemplo ) esse é um ótimo livro para que está querendo conhecer o rei dos livros de terror.

6 -  Fronteiras do Universo - A Busula de Ouro, A Faca Sutil e A luneta Âmbar.  - Philip Pulman

Essa é uma das mais incríveis trilogias que eu já li, ou melhor que eu já devorei. O primeiro livro da série deu origem ao filme de titulo homônimo, mas as continuações nunca foram gravadas, o que é uma grande pena. Os livros são muito sensíveis e  o enredo é totalmente único. A trilogia narra a aventura de Lira em busca pela verdade sobre seu mundo, os mundos que o cercam e sobre a sua própria existência. Os universos relacionados criados por Pulman são de uma originalidade incrível, o desenrolar da hitória que nos leva a avaliar se existem mesmo vilões e mocinhos e se os fins podem justificar os meios é simplesmente viciante.

7 - Ensaio sob a cegueira - José Saramago

O livro fala sobre uma epidemia de cegueira que surge repentinamente, sem nenhuma explicação. Os atingidos por essa epidemia são isolados em um antigo sanatório e são obrigados a encontrar maneiras para se organizar e se manter. Dentre eles uma unica mulher imune a doença é capaz de ver tudo aquilo que todos imaginam estar fazendo sem que ninguém veja. O que o ser humano é capaz de fazer quando pensa estar invisível ? O que situações extremas afloram em pessoas cujo o caráter já é duvidoso? 
Mesmo considerado um drama, a desesperadora vida dessas pessoas é capaz de provocar o mais profundo terror. Um livro que precisa ser digerido aos poucos, e que com certeza vai marcar a vida do leitor.

8 -   O Pacto - Joe Hill

Livro escrito pelo filho de Stephen King e recentemente trazido para o cinema com o nome de O Amaldiçoado ( interpretado pelo "Harry Potter "), esse livro de terror tem um humor maravilhoso. Mesmo com o suspense e o drama, é impossível negar o quanto pode ser ilaria a vida de um homem que um dia acorda com um belo par de chifres, e com dois incríveis poderes, obrigar as pessoas a revelarem seus segredos e influencia-las a realizar a sua vontade. Livro bem curtinho, da para ler de uma vez ou em no máximo duas. Para quem decidir investir eu garanto boas risadas!!

9 - A Noite dos Tempos - René Barjavel 

Esse é um livro antigo, publicado no Brasil apenas pela editora Clube do Livro, e um dos melhores livros que já li até hoje. Narra a descoberta de dois espécimes humanos, que enterrados sobre quilômetros de gelo. Esse casal, de homens perfeitos, viveram em uma sociedade muito mais avançada que a nossa, e que por ganancia e cobiça destruirão não só a vida na terra mais também na lua,  Além da trama toda trabalhada na Ficção Cientifica. A história é contada em dois momentos, um no presente, com os avanços na reanimação do casal, e nas descobertas a respeito dessa antiga e superdesenvolvida civilização, e outro no passado, quando a mulher reanimada narra a sua vida e sua história de amor, assim como sua luta para morrer ao lado de seu amado. Esse livro foi para mim um verdadeiro achado, pode facilmente ser achado na estante virtual por um precinho bem ascensível.



4 comentários:

  1. Oi
    Adorei suas indicações, alguns já estavam na lista de leituras, com exceção do Ensaio sobre a Cegueira. Assisti o filme e achei horrível! Quero passar o mais longe que puder do livro.
    Quanto ao Admirável Mundo Novo, 1984 e a trilogia Fronteiras do Universo, concordo muito. Amei todos!!

    Beijos
    perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que ensaio sobre a cegueira é um livro dificil de digerir, mas gosto da mensagem que ele passa. Fronteiras do universo émuito amor ❤

      Excluir
    2. Siim <3 Estou precisando reler o Fronteiras porque nem lembro o que acontece no final!! Mas me lembro de ter amado a leitura. Estou na mesma situação com As Crônicas de Nárnia. :/

      Excluir
    3. Nossa eu tenho que reler o último conto de As Crônicas de Narnia, li tão correndo que perdi a magia toda!

      Excluir