Translate

24 de mar. de 2016

Perdido em Marte - Andy Weir


Perdido em Marte foi o meu primeiro presente de aniversário no ano passado. Uma amiga fez muita propaganda e acabou me dando de presente para garantir que eu realmente fosse ler. Eu adorei o presente, mas pensando no que ela me disse, que esse livro a havia salvado quando não estava bem, guardei a leitura para um outro momento. Estou como muitas coisas agora, e realmente precisava de uma leitura dessas que salvam, Perdido em Marte foi realmente isso.

O próprio titulo em português despensa explicações, é a história de um cara ( um certo Mark Watney) que após ser dado como morto pela tripulação no meio de uma fuga é deixado para trás em Marte, sem comunicação, sem ter como saber se as pessoas faziam alguma ideia de que ele estava vivo, sem comida suficiente para aguentar até a próxima missão prevista para Marte.


O que me fez adorar esse livro é a maneira como o personagem encara essa situação. Ele não culpa os companheiros de viagem por o terem deixado para trás em nenhum momento, ele não faz drama ele não desiste de viver. Ele simplesmente busca, para problema atrás de problema( olha que surgiram vários), uma solução capaz de dar a ele e a Nasa tempo para  pensar em uma fuga/resgate.

O livro é narrado hora por meio do Diário de bordo de Watney, hora acompanhado a equipe da NASA ou os tripulantes da nave Hermes. As parte mais engraçadas são de longe as do Diário de bordo, Mark é um personagem extremante sarcástico  e eu simplesmente não conseguia sentir todo o drama da situação, já que estava ocupada rindo.

Muito interessante também o jeito como o autor simplificou as questões técnicas a ponto de um leigo compreende-las, mas não as ignorou completamente como acontece em certos livros, isso tornou tudo mais crível, e assim fica muito mais fácil sentir empatia, torcer e se desesperar por um personagem.

Não tem como não torcer por um final feliz, assim como não tem como parar de ler. O livro é realmente maravilhoso, quase impossível não gostar.

6 comentários:


  1. Adorei
    Apesar de já ter visto alguns comentários sobre esse livro ainda não tinha lido uma resenha sobre ele, e eu já quero.
    Quero muito saber como ele se salva, quais são os problemas que acontecem com ele, tudooooo rsrsrsrsr....
    ótima sexta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa são tantos problemas Tati, e ele inventa cada gambiarra, é impressionante. Recomendo ver o filme depois que ler, é bem fiel.

      Obrigada, ótimo domingo para você.

      Bjs

      Excluir
  2. Olá, Bibbi! Ouvi maravilhas sobre o filme e nem sabia que tinha um livro! Sua resenha me deixou bastante interessada, principalmente porque você disse que leigos conseguem acompanhar bem a história! Hehehehe.
    Beijão!
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ouvi falar do filme primeiro! O livro é comédia do começo ao fim, mesmo nas partes trágicas, vale a pena mesmo.
      Obrigada pela visita
      Bjss

      Excluir
  3. Oi Bibbi
    Esse livro já está na minha lista por tanto tempo que às vezes até me esqueço dele. Adorei a resenha, me lembrou do motivo de tê-lo colocado na lista.

    Beijos
    perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que você dará boas risadas com ele! ficou um tempão na minha lista também, aí quando li fiquei pensando em pq demorei tanto.

      Excluir