Translate

4 de out. de 2017

Deuses Americanos - Neil Gaiman

Como nasce um deus? Para Neil Gaiman em Deuses Americanos, os deuses nascem e se alimentam da fé das pessoas. Quando um povo vai para um novo país, ele leva na mala mais que seus pertences, leva consigo sua fé. 

É nos  Estados Unidos, então uma colonia formada por povos dos mais diversos pontos do planeta, que se reúne uma grande variedade de deuses, novas versões dos deuses de outrora, não tão fortes e poderosos quanto os originais, essas versões dividiram por décadas as migalhas de fé, devoção e sacrifícios a eles dedicados.   
Decadentes mas adaptados a nova realidade esses seres, quase nada divinos, tetam sobreviver aos maus tempos. 
"A liberdade, assim como tantos dos deuses queridos pelos norte americanos, é uma estrangeira" (p. 112)
Com o passar do tempo os povos se instalaram e deixaram de ser uma colcha de retalho para se tornarem uma unidade. Criam um estilo de vida, tornam-se povo norte-americano! Deixando então de lado parte das crenças de seus antepassados esse povo moderno cria  seus próprios deuses. 
"O o que mais eu posso fazer? Ninguém sacrifica carneiros ou touros em meu nome. Não me mandam a alma de algum assassino ou escravo, pendurado na forca e devorado pelos corvos. Essas pessoas me criaram e essas pessoas em esqueceram. Agora dou o troco tirando um pouco delas. Não parece justo?" (p. 302)
Uma guerra ameaça irromper entre essa nova geração deuses e a antiga e é em meio a essa confusão que conhecemos o personagem principal, Shadow, um ex-presidiário que sem rumo decide aceitar o emprego oferecido por um senhor excêntrico e misterioso, e que acaba metido em uma confusão fantástica. 


Confesso que o livro é um pouco lento no começo,  só começou a me prender por volta do capítulo 3, e mesmo depois, quando já estava envolvida na trama, senti que o autor teve dificuldade com as cenas de ação, elas pareciam não se encaixar bem, aconteciam inesperadamente e não tinham aquela evolução até o climax como entendo que deve acontecer em uma boa passagem de ação. 


Mesmo com os trechos de ação desajustados a leitura  é muito interessante,  o livro não se foca apenas no núcleo do personagem principal, possui vários sub-núcios que acontecem em paralelo a estória principal, essas estórias tratam da chegada de deuses diversos a America, atuam como contos individuais e acabei gostando mais de alguns desses contos que do próprio universo central. 
" Deuses americanos é na verdade uma história sobre alma dos Estados Unidos sobre o que as pessoas levam para lá sobre o que acharam lá quando chegaram e sobre como as coisas ficaram adormecidas debaixo de tudo isso"
O livro alcança o objetivo de capturar a alma dos Estados Unidos por meio de uma fantasia irônica, cheia de passagens absurdas, cômicas e inesperadas. De um modo geral é um livo muito bom, que compensa a paciência necessária com o começo e com as cenas de ação.





AUTOR

Neil Gaiman nasceu em Hampshire e atualmente vive nos E.U.A. É considerado um dos dez maiores escritores vivos, começou sua carreira como jornalista e públicou mais de 20 livros.  Atua em defesa das bibliotecas e declara seu amor pelos bibliotecários (como não amar? 💕) "Eu não seria quem eu sou sem bibliotecas". Escreve fantasia e é autor também de "Coraline", "Sandman" e "O oceano no fim do caminho", todos super recomendados. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do autor.




REFERÊNCIAS

GAIMAN, N. Deuses Americanos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016

NEIL GAIMAN. Biographi.  2016. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/About_Neil/Biography> acesso em: out. 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário