Translate

7 de dez. de 2015

Ubik

"Se você está se sentindo no fundo do poço por causa das preocupações com dinheiro, fale com a moça da Ubik Poupanças & Empréstimos. Ela acaba com a dor de ser devedor. Digamos, por exemplo, que você obtenha 59 póscreds num empréstimo, pagando apenas os juros. Vejamos, o total será de... "

DICK, Philip K.. UbikSão Paulo : Editora Aleph, 2014.
k. Dick foi um gênio dos finais surpreendentes e das grandes reviravoltas. Em Ubik ele manteve este delicioso costume, e não decepcionou no quesito surpresa.Fez me sentir a mais lerda das leitoras, tentando, em vão, desvendar os mistérios da trama.

Não sabemos o que acontece depois que alguém morre, já que ninguém foi capaz de voltar para contar, mas no universo de Ubik uma maneira de manter uma parte da alma dos mortos acessível por um certo tempo foi desenvolvida, os mortos são colocados em um estado chamado meia vida, onde vivem uma especie de realidade paralela, mas podem de tempos em tempos serem chamados a nossa realidade para conversarem com seus entes queridos.  Isso tornou possível compreender questões até então obscuras e  comprovar  teorias como a do renascimento, mas a "meia-vida" ainda é uma novidade que guarda muitos segredos.

Nessa nova sociedade, tecnológica e cientificamente avançada um homem incapaz de administrar as próprias finanças, preso em uma sociedade na qual  é necessário pagar um "pedágio" a porta da sua própria casa para que ela permita a sua saída, se vê inesperadamente em uma situação de liderança que envolve o futuro da empresa onde trabalha,além  de sua vida e de seus colegas de trabalho.

 Quem está morto e quem está vivo, quem ou o que é responsável pelos recentes e desconcertantes acontecimentos que agora fazem parte da vida dos funcionários de uma empresa criada para proteger a mente e a vida das pessoas dos poderes psicológicos desenvolvidos por uma parte da população? Ou ainda o que essa empresa Ubik,que produz de lamina de barbear a produto milagrosos para os cabelos tem a ver com essa loucura toda?

Esses são alguns dos questionamentos que tentei em vão responder ao longo da leitura,mas que só pude compreender no final. Uma história rápida e impossível de abandonar. O plano de fundo construído para esse, e muitos dos livros de k. Dick é genial, uma critica social ao progresso desmedido e ao mesmo tempo as catástrofes históricas. Representando um futuro onde é possível, por exemplo, realizar chamadas, não só por voz, mas por vídeo (alguém conhece algo parecido??) onde boa parte dos serviços oferecidos é realizado por maquinas pré- programadas, onde o homem está colonizando até espaço. Tudo isso pensado para os anos de 1990.

Ainda não colonizamos o espaço mas muitos dos elementos da obra de K. Dick estão presentes no nosso dia a dia e isso só torna a coisa toda mais fascinante.

"Eu sou Ubik. Antes que o universo fosse, eu sou. Eu fiz os sóis. Eu fiz os mundos. Eu criei as vidas e os lugares que elas habitam. Eu as transfiro para cá, eu as ponho ali. Elas seguem minhas ordens, fazem o que eu mando. Eu sou o verbo e meu nome nunca é dito, o nome que ninguém conhece. Eu sou chamado de Ubik, mas este não é o meu nome. Eu Sou. Eu Sempre serei."

K. Dick é de longe o meu autor de Ficção Científica favorito, e isso só se confirmou com a leitura de Ubik, os questionamentos e as constantes inquietações do autor com relação ao futuro da sociedade são impressionantes. Recomendo também a  leitura de Fluam minhas lágrimas, disse o policial, do mesmo autor, que é um livro fascinante, que foi meu primeiro contato com livros do autor.


2 comentários:

  1. Não conhecia ainda esse livro, mas eu amei ♥
    Deve ser muito legal, apesar de não ler muita ficção científica eu vou ver se acho esse livro.
    Fiquei curiosa pra entender essa "meia - vida".

    ótima semana
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, essa coisa de meia-vida foi uma sacada genial, acho que você vai gostar também!!! Se você não se importar de ler o livro digital, no site lelivros.club tem a versão ilustrada inclusive. ;)

      Excluir