Translate

9 de abr. de 2016

Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez

Finalmente estou podendo escrever sobre esse livro incrível.

Quando eu tinha uns 12 anos "Memórias de minhas putas tristes", também de Gabriel Garcia Márquez veio de alguma forma parar na minha casa, como alguns livros vinham, por as pessoas saberem que eu gostava muito de ler. Eu simplesmente detestei o livro, tanto que emprestei para que uma amiga me dissesse o quanto ele era ruim. Essa amiga nunca mais me devolveu o livro. Eu não sei se realmente não gostei do livro ou se ainda não tinha entendimento o bastante para lidar com a obra, mas isso me deixou por muito tempo longe de Cem anos de Solidão.

Esse ano com a minha listinha de meta acabei dando mais uma chace e simplesmente me apaixonei. Pela escrita, pelos personagens e pelo conjunto todo.


O livro narra as desventuras dos Buendía, desde a fundação da vila onde viviam (Macondo) até o final quando a natureza a toma de volta.
Nesse família os nomes e as histórias se repetem. Narra as paixões desmedidas pelas descobertas, a guerra, a tecnologia e os amores constantemente frustrados de uma família condenada a obsessão, a loucura e a solidão.


" Talvez fosse esse entrelaçado estaturas, nomes e gênios que fez Úrsula suspeitar que estavam desbaratados desde a infância."


" É como se o tempo desse voltas redondas e tivéssemos voltado ao principio" 


"Os anos agora já não chegam como antes" 

O enredo é tão bem construído, a mescla entre realidade e fantasia é tão equilibrada que não consegui dividir meu tempo em duas leituras como costumo fazer. Cem anos de Solidão é um livro com tantos detalhes que uma única leitura não basta, pode ser entendido de tantas formas que seria maravilhoso lê-lo de tempos em tempos só para captar cada um desses detalhes.

Um dos melhores livros que li na vida.

2 comentários:

  1. Agora não tenho tempo, mas, com certeza, um dia lerei esse livro e espero gostar tanto quanto você! :D

    blogleitorit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão em esperar, esse livro tem que ser lido com calma, mas acho que você vai gostar pq é um livro maravilhoso.

      Obrigad pela visita.

      Bjss

      Bibbi.

      Excluir