Translate

16 de out. de 2017

Leitura Kindle: O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila


O Sorriso da Hiena é um suspense policial nacional, que acompanha os passos do detetive Artur em sua busca para capturar um assassino em série.  O detetive possui a Síndrome de Asperger, um espectro do autismo geralmente de alta funcionalidade  que "Afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas." Gostei bastante do personagem, achei interessante como o autor tirou o foco das limitações causadas pela síndrome para focar nas possibilidades de integração e realização pessoal. 

O terror psicológico e os questionamento morais acompanham o livro todo e começam no prólogo:


"Os olhos da criança gritavam, arregalados em um silêncio forçado, uma testemunha impotente que não podia fazer nada para impedir o que via. Preso em uma cadeira, o garoto encarava seu pai e sua mãe sentados à sua frente com as mãos amarradas atrás das costas." 

Várias passagens trazem elementos de clássicos do terror e do suspense da literatura e do cinema como O segredo de seus olhos e Psicose. O texto flui bem, sabemos que o livro se passa no brasil sem a necessidade que certos autores tem de marcar suas obras com centenas de referências nacionais que acabam tirando o foco da obra principal. 

A trama mantêm o folego do suspense e mesmo algumas partes de menos ação são curtas e  é fácil seguir em frente. O caso de assassinato em série é bem construído, apresenta um assassino atormentado, uma motivação interessante e o desfecho embora não seja totalmente inovador é muito bom. Uma ótima leitura para o kindle, o livro está disponível para compra na Amazon



AUTOR 

Gustavo Ávila  nasceu em 1983 no interior de São Paulo, atualmente vive em Florianópolis, começou a ter contato com a escrita ao trabalhar como redator e levou três anos para concluir O Sorriso da Hiena. 



REFERÊNCIAS 

ÁVILA, G. O sorriso da hiena. Florianópolis: Verus, 2015. 

GUSTAVO AVILA.  O autor. disponível em: <https://gustavoavilaescritor.com/oautor/>. Acesso em: out. 2017.

VITUDE.  Disponível em:  <https://www.vittude.com/blog/sindrome-de-asperger/>. Acesso em: out. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário