Translate

15 de out. de 2017

Noturno - Scott Singler



Um detetive começa a ter sonhos absurdamente reais. Nesses sonhos ele acompanha um grupo de monstro em uma caçada que termina com a morte violenta de um garoto. Ele decide checar com seu parceiro o local do sonho e misteriosamente lá está o garoto, a cena é a mesma do sonho. Esses sonhos misteriosos e principalmente as criaturas que fazem parte dele são o  plano central de Noturno.

Do ponto de vista criativo o livro é genial. Esse é um livro de monstros e o autor desenvolveu muito bem a teoria, para esses monstros nós não passamos de presas, eles são monstros no mesmo nível em que os humanos são monstros para certos animais. As vezes alguns se descontrolam e passam a caçar por esporte (familiar né??), mas em geral não passamos de comida para eles, uma comida que é perigosa por ser a maioria. Essa visão de que nada é totalmente mal, nada é totalmente bom se aplica a todos no livro e isso trás muita veracidade a trama. A conspiração por trás da existência desses monstros e do envolvimento do detetive com eles é ótima também, o final não decepciona.

Mas eu tive problemas com alguns fatores do livro. A participação feminina nele é ridícula, duas mulheres tem participação ativa na trama e elas são retratadas de forma paternalista, algumas frases como "as mulheres são praticamente retardadas, não é culpa deles, é genético" ou "sem açúcar, uma moça solteira tem que observar a silhueta" me incomodaram bastante. A única mulher em posição de liderança no final é totalmente desmoralizada e quando uma mulher tenta exigir sua participação na ação os personagens masculinos ridicularizam sua fala e isso é muito irritante

                                    

O livro também bate repetidas vezes na tecla de que de que um homem que não trabalha com a ação é menos homem por isso e de que um grande trauma emocional não justifica o medo, que isso é apenas falta de coragem.

Eu passei o livro todo esperando que esses posicionamentos fossem apenas uma forma do autor de retratar o ambiente machista que cerca a policia, não sei se essa foi a ideia afinal mas o que parece é que o livro glorifica o mundo masculino, cria uma divisão entre papeis femininos e masculinos e tenta justificar essa visão como sendo genética e inalterável.  É uma pena que um livro tão bom fique manchado para mim com uma mensagem tão ruim.

AUTOR

Scott Singler nasceu em 30 de novembro de 1969, escreve ficção, suspense e terror e é particularmente focado na criação de monstros. Acredita que download ilegal de livros não passa de  publicidade gratuita e em um futuro onde livros em papel serão itens Premium de colecionadores. Escreve desde a terceira série e para tentar chama a atenção dos editore gravou capítulos de sua obra em áudio para que eles pudessem escutar no carro. Mais curiosidade sobre o autor podem ser encontradas no sites scottsigler.com


REFERÊNCIAS 

SCOTT SINGLER. 2017. disponível em <https://scottsigler.com/>. Acesso em out. 2017

SINGLE, S. Noturno. Rio de Janeiro: Darkside, 2017. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário