Translate

5 de mar. de 2016

"Leitura Kindle" do mês : O Jantar - Herman Koch.

O Jantar foi uma das minhas duas propostas de leitura em formato digital desse mês. Já estava querendo lê-lo a algum tempo, por ter aparecido em sugestões no Kindle após a leitura de Precisamos Falar Sobre o Keven.

Escolhi o formato digital por ser um livro pouco extenso e não muito denso, também por medo de não gostar da escrita do autor, com quem estou tendo o meu primeiro contato.

O livro narra a história dos pais de Rick, Babbete e seu marido Serge, candidato a primeiro-ministro. Também de Craire e Paul, irmão de Serge, pais de Michel. Michel e Rick fizeram algo muito errado, que os pais até agora fingiram ignorar, mas como o caso tomou proporções gigantescas eles decidem marcar um malfadado jantar, em um refinado restaurante,  para discutir o assunto.


A divisão dos Capítulos acompanhas a ordem dos pratos de um jantar, e assim como em um jantar, vamos recebendo a informação aos poucos, começando pelo aperitivo e culminando no terrível prato principal.

Vi muita gente reclamando dessa forma de escrita, mas eu na verdade achei genial. A forma como o enredo vai evoluindo acompanhando o jantar é viciante e reviravoltas aconteceram o tempo todo.

Biografia do autor retirado do final
do E-book O Jantar.
Muito diferente do caso de Kevin, onde a culpa dos pais era sutil e passível de interpretação, nesse caso ela é totalmente clara. O comportamento desses pais ricos, egocêntricos e principalmente condescendentes está diretamente ligado aos atos dos filhos.

O livro é narrado em primeira pessoal, por Paul. A primeira impressão é a de um homem comum, que vive cercado pelo irmão grosseiro e arrogante, mas essa impressão logo fica para trás. Paul é um home claramente violento e invejoso, que chega a tomar remédios para controlar essa perigosa personalidade.
O que mais me assusta é que, em uma cena, Paul confessa ter parado já a um tempo com os remédios e Claire admite que está mais feliz assim, que ela sentia falta do marido explosivo, agressivo e levemente psicótico, dá então para ter uma noção então de que tipo da família é essa e do que esperar de seu filho.

Preconceituosos, falsos e inescrupulosos os pais de Michel o incentivam a agir exatamente dessa forma. A concertar os erros cometendo erros ainda piores e ainda mais assustadores.

Enquanto isso do outro lado da mesa estão os pais de Rick, que ao meu ver pecarão mais em ser condescendentes e negligentes com a criação dos filhos, de forma mais semelhante aos pais de Kevin.

O livro assusta, justamente por ser tão verossímil, é fácil imaginar que realmente existem pessoas assim não mundo, capazes de coisas que para nós parecem inimagináveis. Eu adorei a escrita de Koch, e estou doida para ler seu outro romance, chamado Casa de Praia com Piscina. Outra coisa que gostei bastante foram esses títulos, tão criativos quanto as próprias sinopses.

Foi uma leitura muito tranquila e agradável, mas que exige uma certa sensibilidade do leitor, que o mesmo consiga perceber as sutilezas do autor, o que está por traz de todas aquelas descrições de pratos e histórias de viagens e de dinheiro jogado fora.

8 comentários:

  1. Estava curiosa para ler esse livro pelo fato de o autor ser holandês e agora fiquei com mais vontade ainda!
    Parece ser uma história muito instigante que prende o leitor...

    http://leitoranaholanda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prende bastante! Para você provavelmente vai ser ainda mais instigante, já que você esta bem ambientada com o cenário. Eu fiquei curiosa com uma coisa, ela fala muito do preconceito dos franceses com relação holandeses, isso rola muito mesmo?

      Excluir
  2. Bibbi, eu adoro entrar em um blog e me deparar com comentários sobre um livro que não está sendo muito comentado no momento. Eu acho que isso nos enriquece, sabe? E nos faz olhar para outras coisas que não sejam necessariamente lançamentos.

    Achei a história interesse; um drama plausível. Fiquei até com vontade de conferir. E, ahhh! Eu amo kindle!!! Hahahah.

    Abraços,
    Francielle
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu te recomendo conferir, é uma leitura rápida e super bacana. Concordo com você, gosto bastante também quando entro e me deparo com dica de leitura que ninguém conhece, acho que é uma super oportunidade. Bem o que você disse é algo enriquecedor.
      Sobre o Kindle ele é muito amor ❤❤❤.

      Bjs

      Bibbi.

      Excluir
  3. Ei, te indiquei para um prêmio lá no meu blog. É como uma "corrente de indicações e espero que você goste das minhas. Beijos, Isa.
    http://belblioteca.blogspot.com.br/2016/03/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela indicação, estou feliz por saber que o blog é especial para alguém. Estou bolando uma postagem para falar sobre a indicação e também para listar meu indicados ^^

      Excluir
  4. Puxa, esse livro me pareceu muito original e interessante! Adorei a forma como a divisão dos capítulos é feita, acompanhando o jantar, e tenho certeza que essa "lavagem de roupa suja" em família deve render uma história e tanto!
    E pensar que muitas famílias devem ter essas mesmas nuances mas, ao contrário da retratada na obra, varrem os problemas pra baixo do tapete.
    Um beijo!
    Fê Cardoso.
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito original mesmo !! Essa família também daria tudo para varrer os problemas para de baixo do tapete ;)
      Espero que leia, aposto que vai gostar. Obrigada pela visita.

      Bjss

      Bibbi

      Excluir